Gabriel Xavier
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Publicações

Pesquisa

Recompor entre escombros: música transtextual e a identidade reificada (2024)

Tese de doutorado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Área de concentração: Composição e performance. Orientador: Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho.

Resumo: A música transtextual, caracterizada pelo entrecruzamento de textos musicais, encontra-se em ampla conexão com os processos histórico-sociais que determinam o surgimento do objeto musical enquanto objeto aparentemente independente de seu contexto produtivo. Esta conexão ocorre a partir do espelhamento, expresso em determinados processos composicionais, de uma razão reificada que naturaliza as relações econômicas em enunciados objetivos. O entrecruzamento de textos musicais, então, assume a feição de uma relação abstrata entre objetos e, simultaneamente, internaliza no material musical o princípio de equivalência que guia as relações produtivas e econômicas. Agindo no sentido contrário, diversas obras expressarão criticamente este estado de coisas e, a partir de posições diferentes, colocarão em questão o estatuto reificado do objeto musical. Neste sentido, a poética transtextual oferecerá uma – entre inúmeras – respostas para esta problemática, foco principal do trabalho. Para abordar este problema, investigaremos a transformação do trabalho do músico em relação ao objeto musical sob uma ótica marxista valendo-nos, principalmente, dos trabalhos de György Lukács e Isaak Rubin. Em um segundo momento, colocaremos o problema da atual crise da crítica conforme analisado por Peter Sloterdijk na obra Crítica da Razão Cínica. Os resultados desta primeira abordagem auxiliarão no entendimento de como, a partir do dialogismo linguístico, as formas ideológicas verter-se-iam na prática transtextual. Por fim, analisaremos quatro obras do próprio autor que expressam distintos métodos e categorias transtextuais em correlação com a crítica da reificação.

Trabalho completo: Repositório;

Por um Método Analítico Generalizado: uma investigação da teoria ondulatória de Henri Pousseur no campo de análise musical (2019)

Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Área de concentração: Música: processos, práticas e teorizações em diálogo. Orientador: Prof. Dr. Florivaldo Menezes Filho.

Resumo: Este trabalho aborda a pesquisa de Henri Pousseur exposta no ensaio “Por uma periodicidade generalizada”, tendo em vista os possíveis desdobramentos de sua teoria no âmbito de análise musical. Pousseur identifica em diferentes fenômenos sonoro-musicais relações de complementariedade entre periodicidade e aperiodicidade que, por meio de progressivas generalizações, são redutíveis a modelos comuns. Mediado por modelos da teoria ondulatória, o autor nos propõe que organizações sonoras complexas são, tanto físico quanto perceptivelmente, delimitadas por formas mais simples. Partindo desta proposição, a pesquisa investiga a aplicabilidade do método no campo de análise musical.

Trabalho completo: Repositório;

Caminhos à Música Viva (2014)

Monografia de graduação. Faculdade Santa Marcelina. Cumprimento parcial às exigências para obtenção do título de Bacharel em Música (composição). Orientador: Prof. Dr. Clóvis de André.

Resumo: O presente trabalho procura relacionar o grupo Música Viva com o contexto artístico do Rio de Janeiro nos anos 1930. Fortemente marcados por questões levantadas por Mário de Andrade sobre Modernismo e Nacionalismo, compositores e músicos do Rio de Janeiro criaram diversas instituições voltadas à divulgação de música brasileira moderna. Uma dessas instituições, chamada Associação Brasileira de Música, foi fundada por Luciano Gallet (em 1930) e teve fundamental importância para a criação do grupo Música Viva. Luciano Gallet, adotando simultaneamente posturas modernistas e nacionalistas, imprimiu essas características em sua recém-fundada associação, que promoveu diversas palestras e concertos de obras modernas. Após o fim dessa associação, seus ex-membros criariam alguns anos mais tarde, ao lado de Hans-Joachim Koellreutter, o grupo Música Viva, dedicado à divulgação de música contemporânea.

Trabalho completo:

Artigos e capítulos de livros

The Hypertextuality of Contrafacta (2022)

Capítulo do livro Música de Escritura, organizado por Flo Menezes. Ed. Flopan, p. 384-404.

Trecho do trabalho: "Encontra-se na separação da dependência entre texto e música não apenas o nascimento do processo que engendrará, sobretudo a partir do Renascimento, a autonomização da música instrumental, mas em particular o surgimento da possibilidade de criação de jogos de linguagem entre estas linguagens artísticas. Entende-se por “jogos de linguagem” as inversões de sentido, ou mesmo expansão do sentido, derivadas da inadequação das representações habituais na conexão do texto e da música que, por outro lado, apoiam-se exatamente nas representações tipificadas. Do gesto inicial da distorção entrelinguística que, como pudemos expor, forma o paradigma deste conceito, resulta como consequência o trabalho intralinguístico das modalidades de paródia: dos usos diretos da citação, contemplados pela “intertextualidade”, até a distorção crítica (satírica ou não) de estilos e gêneros repousará, sobre o conceito genérico de metalinguagem, as diferentes modalidades de trabalho paródico." (trad., p. 384)

Livro:

Uma abordagem analítica schenkeriana de Lieder Ohne Wortee, op. 19 n. 1, de Felix Mendelssohn (2020)

Trabalho apresentado no XXX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Manaus, AM).

Resumo: A perspectiva analítica schenkeriana tem como um de seus principais objetivos desvelar, por meio de sucessivas reduções, os diversos níveis estruturais da harmonia tonal. Tais reduções evidenciam o paralelismo entre as concatenações harmônicas locais (e.g., frásicas ou de grupo de frases) e a estrutura harmônica geral. O presente estudo aplicará semelhante abordagem à obra Lieder Ohne Worte op. 19 n. 1 de Felix Mendelssohn, tendo como objetivo trazer à tona as camadas da configuração tonal - da mais aparente a mais profunda.

Artigo e comunicação:

A teoria da Periodicidade Generalizada de Henri Pousseur: por uma perspectiva ondulatória de análise musical (2019)

Trabalho apresentado no XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Pelotas, RS).

Resumo: O presente trabalho aborda a pesquisa de Henri Pousseur exposta no artigo ― Por uma periodicidade generalizada (1965), tendo em vista os possíveis desdobramentos de sua teoria no âmbito de análise musical. Pousseur identifica em diferentes fenômenos sonoro-musicais relações de complementariedade entre periodicidade e aperiodicidade que, por meio de progressivas generalizações, são redutíveis a modelos comuns. Mediado por modelos da teoria ondulatória, o autor nos propõe que organizações sonoras complexas são, tanto físico quanto perceptivelmente, delimitadas por formas mais simples. Partindo desta proposição, a pesquisa aplica o método no campo de análise musical

Artigo:

Entrevistas e comentários na mídia

Entrevista sobre a ópera O Presidento

Theatro São Pedro, 21/10/2022.

Vídeo:

Conversa com Clarisse Assad no 1º Festival de Campos do Jordão

Auditório Claudio Santoro, 08/02/2022.

Vídeo:

Entrevista para a TV Tribuna

Jornal da Tribuna, 13/05/2021.

Vídeo:

Entrevista sobre a obra Morfemas

Podcast da Rádio Unesp, 12/11/2018.

Áudio:

Comunicação no FMCB sobre a obra Uso, Desuso

Teatro Álvaro de Carvalho (SC), 28/09/2017.

Vídeo:

Entrevista no Festival Tinta Fresca

Programa Harmonia (Rede Minas), 30/05/2016.

Vídeo:

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