Gabriel Xavier
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"A Aula de Música" de Johannes Vermeer (1662)
Planisfério de Cantino

Aprenda Teoria Musical, Harmonia e Composição

Entrevista para o projeto Novo Vento Noroeste

Entrevista concedida para a gravação do vídeo-espetáculo Novo Vento Noroeste. Fotografia: Ana Guariglia

O conhecimento em teoria musical, análise e composição é fundamental para seu desenvolvimento musical. A teoria é a base da linguagem musical, a análise aprimora sua interpretação e a composição é sua jornada criativa.

Minhas aulas
Ofereço aulas dinâmicas e personalizadas para:

Iniciantes: Primeiros passos na leitura e solfejo; fundamentos de harmonia e forma musical; introdução à composição.
Vestibulandos de Música: Treine para seu vestibular resolvendo comigo as provas teóricas das melhores universidades do Brasil.
Alunos avançados: Análise musical, curso completo de harmonia e técnicas de composição.

Cursos Personalizados
Nossos cursos são adaptados aos seus objetivos musicais. Em minha experiência como professor, pude auxiliar:

• Instrumentistas que estão interessados em se aprofundar em improvisação e composição.
• Compositores autodidatas que buscam compreender de maneira sistemática a criação de progressões, estruturas e discursos musicais.
• Músicos que desejam orquestrar e criar arranjos interessantes para sua banda ou orquestra.
• Estudantes de música e pós-graduandos que têm como objetivo aprofundar seu conhecimento em música tonal e pós-tonal.

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Entre em contato para uma reunião online. Vamos conversar sobre seus objetivos e como podemos ajudar a alcançá-los. Estou ansioso para compartilhar nossa experiência e aprender juntos!

Comece sua jornada musical hoje!

Cursos

Teoria musical

O objetivo principal do curso é oferecer ao aluno os pilares fundamentais da teoria musical contemporânea por meio de exposições teóricas, exemplos e realização de exercícios práticos. O aluno terá acesso a um material exclusivo que inclui textos explicativos, exercícios, exemplos em áudio e vídeo, entre outros.

Duração média: 12 meses

Módulo 1:

Introdução: os parâmetros ou componentes da música

Apresentação dos cinco parâmetros musicais com foco na escuta. Mapeamento dos parâmetros na notação musical e em gravações. Duração: 2h

Leitura das alturas: claves de sol e de fá

Estudo do primeiro parâmetro: as alturas. Introdução às sete notas musicais na partitura por meio de exercícios de leitura e escrita musical. Duração: 4h

Percepção rítmica: fundamentos do parâmetro da duração

Estudo dos fundamentos: pulso, figuras rítmicas e proporções simples. A notação rítmica: fórmula e barra de compasso. O "solfejo" rítmico. Duração: 4h

Afinação e o total cromático

O que é o temperamento musical? Os intervalos de tom e semitom na obtenção do total cromático. Os acidentes: sustenidos e bemóis. Duração: 3h

As tonalidades maiores e menores

A armadura de clave e a ordem dos sustenidos e bemóis. O modo maior e o modo menor no ciclo de quintas. O que é a sensível do modo menor? Duração: 4h

Prolongamentos e subdivisões rítmicas

A ligadura e ponto de aumento. O uso das síncopas e das tercinas. Exercícios de ditado e leitura rítmica. Duração: 3h

As múltiplas camadas temporais da música: poliritmia

A notação do andamento e a indicação metronômica. A sobreposição de durações ou poliritmia. O compasso composto. Duração: 4h

Módulo 2:

Os intervalos musicais

Entendimento detalhado dos intervalos menores, maiores, diminutos, justos e aumentados com exemplos em obras musicais. Duração: 2h

Modalismo: os sete modos eclesiásticos

A composição modal no período medieval e na atualidade. Introdução aos modos eclesiásticos ("gregos") Duração: 2h

Novas formas de percepção rítmica

Estudo dos compassos "irregulares", tais como 5/8 e 7/16, no repertório assim como a "mudança de compasso". Duração: 2h

Introdução à Harmonia: conceitos fundamentais

As tríades e o campo harmônico. O ciclo de quinta no sistema tonal. Duração: 4h

Agógica e mudança de compassos

A agógica em suas múltiplas formas: notação e interpretação. A troca de fórmula de compasso durante uma obra musical, com exemplos. Duração: 2h

As três funções básicas da Harmonia tonal

Estudos da função de tônica, dominante e subdominante em tonalidades maiores e menores. Duração: 3h

Rítmica complexa: quiálteras

As quiálteras e a poliritmia complexa, com exercício de escuta e leitura. Duração: 2h

Introdução ao estudo do Contraponto: condução de voz

Estudo da condução de voz em corais. Movimento contrário, oblíquo e paralelo. Os "erros de condução". Duração: 3h

A forma musical e os estratos temporais da música

Introdução às formas clássicas (forma binária, ternária e forma-sonata). A música como edifício estrutural-temporal e a teoria formal de K. Stockhausen. Duração: 4h

Harmonia

O curso tem por objetivo introduzir o aluno aos conceitos fundamentais da harmonia por meio de exposições teóricas, análises de obras representativas e realização de exercícios práticos tais como: corais a quatro vozes, harmonizações de melodias e baixos, composição de estudos.

Duração média: 12 meses

Módulo 1:

Harmonia em geral e a particularidade da harmonia tonal

Conceitos gerais de harmonia em conexão com a história da música. A teoria tradicional e funcional da harmonia tonal. Duração: 2h

O “acorde”: as tríades do campo harmônico

Como identificar uma tríade. Inversões e o baixo cifrado. Nomenclatura “tradicional”, “funcional” e as cifras. Campo harmônico do modo maior. O baixo cifrado e a primeira inversão. Duração: 4h

As funções de tônica e dominante: a resolução da sétima da dominante

A relação “dominante” e “tônica”. A “cadência”. Condução de vozes: movimento paralelo, contrário e oblíquo. O campo harmônico do modo menor. A sétima de dominante. Resolução da sensível tonal e modal. Duração: 4h

Harmonizações corais e a função de subdominante

A relação de “subdominante” e a cadência “plagal”. Condução de vozes: o problema da quinta e oitava "ocultas”. Harmonização de melodias e baixos em coral a quatro vozes: composição de melodias e baixos. A cadencia “deceptiva” ou de “engano”. Duração: 4h

A segunda inversão e o movimento cadencial

A segunda inversão e o movimento cadencial 6/4 – 5/3. Marcha harmônica e temporalidade da progressão harmônica. Duração: 2h

Tétrades: seu uso no Jazz, na música brasileira e na música de concerto

O uso de tétrades no I, II, III, IV, VI e VII grau. O acorde “meio diminuto” ou o acorde de “Tristão”. Inversão de tétrades. Notas estéticas sobre as tétrades e seu uso na música. Duração: 2h

Vozes em "descorde": ornamentações e dissonâncias

A nota de passagem, suspensão, apojatura, antecipação, bordoadura e notas vizinhas. Resolução das dissonâncias. Duração: 4h

Extensões do acorde de dominante

A nona e a décima terceira. Sétima diminuta do VII grau. O empréstimo modal. Duração: 2h

Módulo 2:

Alterações simples: sexta napolitana e empréstimos modais

Os acordes de II, IV e VI no intercâmbio maior-menor. A sexta napolitana e suas cadências típicas. Duração: 4h

O "empréstimo tonal", ou funções secundárias.

A dominante secundária e o fenômeno da “polarização”. Funções secundárias de subdominante ou “empréstimo tonal”. Duração: 4h

Modulação diatônica ou por acorde comum

Modulação com a utilização de acordes comuns. A reinterpretação de certo acorde em outra função/tonalidade. Quais são as possibilidades de acordes comuns? Estudo no campo maior e menor. Duração: 4h

Outros tipos de modulação

A modulação cromática, por sequência, por nota comum e a modulação direta. Duração: 4h

Os três tipos de sextas aumentadas

Estudo da sexta italiana, alemã e francesa dentro de seus devidos contextos cadenciais. Duração: 2h

Os acordes de dominante com quinta aumentada e sexta substitutiva.

A derivação e uso de acordes distintos com função de "dominante". Duração: 2h

Mediantes, tonalidade expandida e os novos modos de expressão harmônica

As relações de mediante. Harmonia “modal” e sucessões não-funcionais. Harmonia por sobreposição de quartas, segundas ou mistura de intervalos. Duração: 4h

Composição

Este curso tem por objetivo desenvolver os conceitos fundamentais da composição musical em consonância com o desdobramento histórico da linguagem musical. Por meio de abordagens teóricas e analíticas, em paralelo ao estudo aprofundado e prática constante de técnicas composicionais, o aluno será convidado não apenas compor, mas também buscar compreender sua música no universo estético – situando-a no fundo do passado musical, realizada sob as atuais condições e remetida ao futuro.

Duração média: 24 meses

Módulo 1:

Fudamentos da composição

Motivo, tema, frase e variação

A forma binária, ternária e o rondó

A "forma-sonata": perspectivas morfológicas e históricas

O Tema e Variação: conexão e disjunção

Música de câmara, música sinfônica

Módulo 2:

Transcrição, arranjo, paródia e pastiche

A "boa" escrita vocal e instrumental: organologia e orquestração

Harmonização tonal complexa para Jazzband

Politonalismo e modalismo

Incursões rítmicas, novos percursos formais

O método dodecafônico e a escritura serial

Estética, história e poética

Módulo 3:

Informação e redundância: minimalismo

O novo material sonoro: a música eletroacústica

Compor a partir da análise espectral

A técnica "estendida": novos meios de escrita instrumental

O limiar da forma musical: indeterminação e aleatoriedade

A intersemiose na estética antropofágica

Módulo 4:

Estudos avançados: 12 técnicas composicionais atuais (1980-)

O método crítico-dialético: construção da poética individual a partir do coletivo

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